Casa David
Praia do Forte, Bahia. 2023
Casa David
Praia do Forte, Bahia. 2023
O projeto da Casa David foi idealizado a partir do desejo dos proprietários de criarem um espaço onde pudessem ser integrados a família, amigos e natureza. A casa foi planejada em um terreno com sutil declividade no sentido transversal, onde a encosta é utilizada como partido projetual, definindo os níveis e o posicionamento do programa arquitetônico. A área residencial fica na parte térrea da construção, a área social no primeiro subsolo, e a área para hóspedes no volume superior. Um pilotis, sustenta o volume mais denso da construção, transformando o subsolo em um grande jardim completamente acessível.
Na Casa David, localizada em Praia do Forte, dentro do contexto geográfico do nordeste brasileiro, e a integração com o entorno desempenhou um papel central, considerando a singularidade climática e natural da região. Nessa área de restinga, há um clima tropical, temperaturas elevadas e incidência solar intensa. Dessa forma, para proporcionar conforto térmico, esse projeto utiliza aberturas estratégicas que promovem ventilação cruzada e iluminação natural, criando uma sensação agradável mesmo nos dias quentes. Além do clima, as características do ambiente litorâneo baiano também influenciam a arquitetura da Casa David. A proximidade com o mar oferece brisas refrescantes e uma atmosfera litorânea única. Para aproveitar esses elementos, o projeto incorpora espaços externos, como terraços e varandas, que permitem aos moradores desfrutar das vistas deslumbrantes e criar uma conexão com o ambiente praiano. Assim, a compreensão da singularidade climática e natural do nordeste brasileiro, aliada às características do ambiente litorâneo baiano, influencia as soluções arquitetônicas da Casa David. O projeto adapta-se ao clima tropical, priorizando a ventilação e a iluminação naturais, proporcionando conforto térmico aos usuários. A integração com a natureza e a valorização das paisagens envolventes proporcionam uma experiência única em Praia do Forte.
Do ponto de vista estrutural, utilizamos uma estrutura mista, em MLC (madeira lamelada colada), estrutura metálica e um embasamento de concreto armado, aplicando assim, cada material para que atinja o máximo potencial de desempenho. A obra foi planejada como uma linha de montagem ágil, com menor tempo de execução, menos desperdício e uma redução significativa no impacto ambiental, sem abrir mão de uma estética harmoniosa e potente. De qualquer forma, o protagonismo da madeira é evidente, e a materialidade escolhida evidencia a leveza do conjunto arquitetônico. Utilizamos também, uma madeira nativa, conhecida como Roxinho, de tonalidade natural púrpura, para criar um contraste com o tom mais claro do MLC, gerando assim, uma combinação muito original e elegante de texturas, que resulta em uma casa única e bela.
Fluxo - Fundação Getulio Vargas
Feira de Santana, Bahia. 2017
A Fluxo-FGV nos procurou com a necessidade de ampliar sua sede na cidade de Feira de Santana - Bahia. Eles tinham à disposição um ponto comercial no centro da cidade onde precisariam aplicar um programa arquitetônico que acomodasse o corpo administrativo, pedagógico, além das salas de aula, biblioteca e diversas áreas técnicas.
O desafio do projeto foi criar a partir de uma reforma na edificação preexistente um espaço adequado para atender tanto o corpo administrativo, quanto professores e estudantes. Portanto, foi criado um eixo de circulação, totalmente acessível, que conecta a entrada do edifício a todos os ambientes do programa, ligando assim, uma praça criada na porção frontal (exterior), a um pátio ajardinado localizado no centro da construção, possibilitando assim, a entrada de luz e uma maior conexão com a natureza. Na maior parte dos ambientes internos foram utilizadas divisórias em vidro transparente para dividir os ambientes ao longo do percurso, criando assim, um fluxo visual conectando todo o edifício. As camadas de vidro sobrepostas, geram um efeito de transparência que adquire um aspecto insólito, através de uma mistura entre os efeitos de refração e reflexão percebidos ao longo do trajeto. Do ponto de vista da materialidade, destaca-se o uso de elementos estruturais em concreto armado aparente, que funciona muito bem em contraste com o piso em madeira escura, criando assim uma identidade marcante e sofisticada.
Studio Makeup
São Paulo, São Paulo. 2021
O Studio, com 25m² na cidade de São Paulo foi desenvolvido para um cliente makeup artist e influencer, com muita personalidade e estilo gótico. Tinha como premissa a predominância dos tons na cor preta, mas que ao mesmo tempo fosse leve e bem iluminado.
Por conta do espaço reduzido, criamos um layout dinâmico e flexível, permitindo assim que o apartamento tivesse usos diversos, de acordo com as diferentes necessidades do morador que utiliza o local como studio tanto para a produção de maquiagens em clientes quanto para produção de conteúdo digital.
COmo o cliente precisava imprimir de forma muito evidente sua marca no espaço, optamos pela predominância do preto nas paredes e na marcenaria, e utilizamos um piso com um aspecto de cimento queimado para clarear o ambiente, e o teto em tom rosa trazer um ar de delicadeza e equilíbrio ao ambiente.
Apartamento Belchior
Salvador, Bahia. 2019
A família Belchior nos apresentou uma demanda para a reforma em seu apartamento de 120m², e nos solicitou um tipo de projeto que considerasse uma obra menos invasiva, com intervenção mínima, e que não envolvesse demolição de paredes.
Dessa forma, para viabilizar o desejo da família que queria um apartamento leve e com uma linguagem contemporânea, utilizamos uma paleta de cores onde predominam na pintura fosca das paredes e tetos os tons de rosa, cinza e branco. Utilizamos também, como um importante complemento de contraste, o carvalho americano, uma madeira de tonalidade clara, que funciona como um elemento de ligação entre os ambientes da área íntima e social. Os tecidos em tons de cinza são utilizados nas cortinas e estofados, que funcionam muito bem em oposição ao rosa, e em consonância com alguns elementos em concreto, estrategicamente posicionados. No mobiliário de linhas curvas, e a marcenaria muito básica, com linhas retas, foram priorizados os tons de branco, dotando de suavidade e leveza os ambientes.
Casa Cotias
Praia do Forte, Bahia. 2023
A Casa Cotias é uma residência unifamiliar para estadia em temporadas. Localizada em um condomínio em Praia do Forte, o clima praiano guia todo o conceito da arquitetura que foi desenvolvida, utilizando materiais leves, de fácil manutenção e com alta resistência ao salitre.
Destaca-se por sua implantação em patamares em um terreno em declive. A construção que utiliza uma estrutura predominantemente em madeira, divide-se em dois blocos que são encaixados à topografia de modo a acomodar o programa arquitetônico que divide de forma muito veemente os setores social e íntimo. No bloco frontal superior, apresenta-se o acesso principal, que se dá por um vestíbulo, onde é possível ingressar num living mais reservado, ou para o hall da escada, a partir de onde se acessam os três quartos do pavimento térreo, ou a área de lazer no pavimento inferior. Descendo a escada, pode-se contemplar uma grande área ajardinada, onde desenvolve-se toda estrutura de lazer do imóvel, que conta com uma grande piscina, área gourmet com adega, sala de cinema e um quarto para visitas.
Sede do Grupo JVM
Feira de Santana, Bahia. 2018
O empresarial JVM é um edifício corporativo localizado na cidade de Feira de Santana -BA. O terreno disponibilizado pelos clientes foi dividido em duas partes, onde a porção direita ficou localizado o bloco de atividades, onde fica distribuído a maior parte do programa arquitetônico, e a porção esquerda, onde fica localizado um estacionamento.
A construção foi planejada em uma lógica racional, utilizando uma estrutura em concreto pré-fabricado, laje em steel deck, paredes internas em drywall, e vedações exteriores em steelframe, e cobertura em telha metálica, de forma a viabilizar uma obra rápida, eficaz, e com pouco desperdício de material. O design leve com linhas retas integram-se de forma harmoniosa com a materialidade, onde se destaca a fachada em alumínio composto, que com seu visual tático, remete a atividade na área de tecnologia desenvolvida pela empresa que demandou o projeto.
Harmonie Odontologia
Salvador, Bahia. 2018
Esse pequeno consultório odontológico, implantado em uma sala comercial, teve como desafio criar um ambiente tecnicamente adequado com as atividades odontológicas de modo a criar uma forma racional de compatibilização com as instalações elétricas e hidráulicas exigidas pela atividade desenvolvida no espaço.
A sala original contava apenas com instalações hidráulicas nos sanitários, dessa forma, foi preciso utilizar uma tecnologia de bombeamento de água e esgoto para viabilizar a utilização dos equipamentos necessários num consultório odontológico. Dessa forma, vencido esse desafio, a ideia foi criar um ambiente aconchegante, utilizando uma marcenaria predominantemente em lâmina de madeira cumaru em contraste com um tecido em algodão cru, aplicado aos estofados. Um tom de verde muito claro foi escolhido para pintura de alguma das paredes, criando assim uma ligação com a identidade visual da empresa.
Casa do Lago
Simõs Filho, Bahia. 2018
A Casa do Lago, caracteriza-se por um grande bloco estrutural em concreto armado, que emoldura uma vedação em tiras de madeira natural, e grandes planos de vidro, criando um visual compacto e imponente ao mesmo tempo.
O projeto implantado em uma terreno em declive, desenvolve-se com a área social localizada no térreo, área íntima na parte superior e garagem no subsolo, o restante dos terreno com de cerca de 500m², estende-se um grande jardim que recebe harmonicamente a geometria de linhas retas do volume construído.
Apartamento Mar
Itacimirim, Bahia. 2018
No projeto desse pequeno apartamento à beira mar a ideia foi criar uma atmosfera contemporânea, sem perder o clima praiano.
Utilizamos assim uma marcenaria utilizando painéis ripados em pinus, criando um contraste com tons de verde marinho. Elementos em branco gelo, fazem um contraponto com os tons de madeira, ressaltando a leveza e o design agregado.
Club Bon Vivant
Vitória da Conquista, Bahia. 2016
Nesse projeto para um restaurante em Vitória da Conquista, a inspiração veio da fixação do proprietário pelo clima existente no livro O Grande Gatsby, escrito por Scott Fitzgerald.
O conceito seria atualizar o clima dos anos vinte nos estados unidos para a contemporaneidade. Dessa forma, tivemos a liberdade de utilizar tons escuros e elementos em latão polido, trazendo uma ideia de nobreza e suntuosidade, muito presente nas festas descritas no romance. O resultado é um espaço lúdico, onde os usuários podem emergir em um clima onírico e sentir-se como se vivessem um sonho.